Desde a década de 90 que se realizaram diversos estudos relativos à população deste animal, que levaram à formalização da raça.
Historicamente é um cão boieiro de condução de gado, bastante dinâmico e ágil, conduzindo o gado com grande facilidade, sendo também utilizado para o manejo do gado bravo.
Tem sido adaptado como cão de companhia devido ao seu carácter afável e de fácil ensino. É também bastante eficaz na função de cão de guarda.
O Barbado da Terceira terá evoluido a partir de cães levados para as ilhas pelos povoadores desde o século XV em que eram utilizados na recolha de gado bravo. O seu aspecto geral, aparenta um cão rústico, com corpo forte bastante musculado.
A sua pelagem é comprida, imensamente ondulada e apresenta cores preta, amarela, cinzenta, lobeiro e fulvo nas suas diversas tonalidades, podendo apresentar malhas brancas no peito, ventre e ponta da cauda.
A altura ao garrote dos machos está entre os 52 e 58cm e das fêmeas entre 48 e 54cm. O peso dos machos deve situar-se entre os 25 e 30Kg e das fêmeas entre 21 e 26Kg
Quanto ao comportamento e carácter, é tido como cão companheiro e fiel ao dono, inteligente, afável, alegre, meigo e voluntarioso.
Classificação: Cão Boieiro
Origem: Portugal – Ilha Terceira, Açores
Altura / Peso: Pode ir até aos 58 cm e pesar até 30 kg
Pelagem: Pelo comprido e ondulado, de cor amarela, cinza, preta, fulvo e lobeiro em tonalidades claras ou escuras. Malhas brancas são aceites.
Função de origem: Maneio e condução de gado.
Principais características: Inteligente, aprende com muita facilidade, excelente companheiro, muito fiel e meigo para com a família, com imenso instinto de proteção.
Ideal para: Famílias que procurem um cão de guarda, com a vantagem de ser também um bom cão de companhia. O Barbado adapta-se bem a casas pequenas e apartamentos.
Curiosidades: Foi a décima raça portuguesa a ser aceite pelo Clube Português de Canicultura, o que aconteceu em 2004.
Cuidados a ter:
O Barbado é muito activo e gosta de se sentir útil pelo que precisa de passeios regulares.
Tem instintos de guarda muito apurados, pelo que pode ser desconfiado para com desconhecidos.
2 Comments
Carla carromeu
27 Dezembro, 2018 at 16:18O cão que está com a criança é o meu
Duda, gostaria de saber onde foram buscar
esta foto?
Cumprimentos
MundoCao
16 Janeiro, 2019 at 20:59Esta imagem foi retirada de uma pesquisa no google por “Barbado da Terceira”.
Entrámos em contacto com a pessoa que fez este comentário por email indicando mais dados.