O Perdigueiro Português é um cão robusto e com grande elasticidade de movimentos.
A sua origem exacta ainda é desconhecida, mas estudos sugerem que ela esteja vinculada ao Braco Italiano. De origem portuguesa, estes cães são excelentes caçadores, sendo ágeis, resistentes e, principalmente, velozes.
De pêlo curto, forte, pouco macio e muito denso em que a sua distribuição é feita quase por igual em todo o corpo excepto nas virilhas, axilas, bragadas e terços onde é mais mais disperso e macio. A cabeça e orelhas são cobertas por um pêlo ligeiramente mais fino e raso, dando uma sensação aveludada. A sua cor pode ser amarela clara ou escura unicolor ou malhada de branco na cabeça, pescoço, peito e patas. Este pêlo não necessita de nenhum tratamento especial.
Pelas suas características, o Perdigueiro Português é um animal que não exige muito trabalho para manter cuidado.
Os cães desta raça contam com uma excelente memória e conseguem aprender as coisas com muita facilidade.
Difundido um pouco por toda a Europa, os excelentes resultados que obteve em competições internacionais de caça conferiram-lhe a fama de exímio caçador.
O tipo de Perdigueiro tem sofrido algumas evoluções essencialmente devido às solicitações dos caçadores. É de salientar que condicionantes como a natureza do solo, o clima e as espécies venatórias exigem diferentes qualidades nos cães e fazem com que os criadores tenham que adquirir produtos funcionalmente adaptados a eles. Quase sem se perceber, e devido a factores como a escassez de caça de pena e a dificuldade de aproximação, por muito batida, assim como a necessidade de caçar em terrenos manifestamente mais áridos, o Perdigueiro foi-se aligeirando, perdendo massa e melhorando o focinho de modo a conseguir alargar a extensão da busca e completá-la com êxito, resistindo tenazmente ao aumento do trabalho e às dificuldades apresentadas por certos percursos.
Actualmente é um excelente cão de companhia.
Classificação: Cães de Parar (Caça)
Origem: Península Ibérica
Altura / Peso: Pode medir até 56 cm e pesar até 27 kg
Variedades de pelagem: A cor mais comum é a amarela, que pode ser clara ou escura unicolor, podendo também apresentar malhas de branco na cabeça, pescoço, peito e membros.
Função de origem: Cães de parar durante a caça.
Principais características: Muito altruísta, com grande capacidade de resistência, calmo, curioso, procura muito agradar ao seu dono, é dócil, meigo, afetivo, sociável e muito cuidadoso com as crianças no seio familiar.
Ideal para: Famílias com crianças, por ser um bom cão de companhia. Adapta-se bem à vida citadina, seja em apartamentos, casas pequenas ou grandes propriedades.
Curiosidades: Sempre foi um cão de classes populares desde os seus primórdios, daí ser uma raça extremamente humilde.
Cuidados a ter:
- É sociável no seu ambiente familiar mas pode ser petulante para com outros cães se lhe forem estranhos;
- Gosta de ter alguma liberdade, pelo que passeios diários são indispensáveis.
1 Comment
bruno
9 Julho, 2016 at 18:10gostaria de adotar um perdigueiro português bebe alguém consegue arranjar? obrigado