A startup portuguesa Saúde Animal 24 acaba de anunciar o lançamento da primeira linha telefónica nacional de assistência em saúde veterinária. De acordo com a empresa, o objetivo do serviço é esclarecer as dúvidas que surgem fora de horas ou que “não se enquadram no âmbito das consultas veterinárias”.
Esta linha de assistência estará disponível 24 horas por dia através do número 760 450 911 e, de acordo com Carolina Rebelo e Salvador Falcão, responsáveis pelo projeto, “está preparado para responder a dúvidas dentro das áreas da nutrição, comportamento, intoxicações, viagens e ainda a questões de saúde pública encaminhando os clientes, sempre que se justifique, para uma clínica ou hospital veterinário da sua freguesia de residência.”
“Ao longo do nosso percurso profissional apercebemo-nos que os donos dos animais têm muitas dúvidas e que, na maioria das vezes, estas não ficam devidamente esclarecidas”, explica Salvador Falcão, médico veterinário e cofundador da Saúde Animal 24. “Por acharem que o problema em causa não justifica a marcação de uma consulta, por se sentirem inibidos em perguntar ao médico veterinário, ou porque até ligaram para a clínica, mas o feedback acabou por chegar através da assistente, há situações que ficam sem uma resposta atempada e adequada, podendo comprometer a saúde do animal.”
Já Carolina Rebelo, também médica veterinária e cofundadora do projeto, refere que o isolamento geográfico é outro dos fatores que mais pode comprometer a visita ou o aconselhamento veterinário: “sabemos que cerca de 70% dos gatos e entre 30 a 40% de cães nunca foram vistos por um veterinário ou que foram apenas a uma única consulta durante toda a vida do animal. Com este serviço acreditamos que vamos conseguir aproximar a população dos médicos veterinários: através do aconselhamento telefónico podemos alertar para os principais cuidados de saúde, incentivar a marcação de uma visita ao médico veterinário e demonstrar a gravidade e complexidade de uma situação que por vezes pode passar despercebida pelos donos.”
A equipa deste novo serviço, que vai estar disponível a partir de 7 de dezembro, às 10h00, é composta por profissionais de diferentes áreas da saúde veterinária e está apta a responder a questões relacionadas com animais de companhia como cães e gatos ou cavalos e animais exóticos como porquinhos-da-Índia, hamsters, iguanas ou aves.
“Na área do comportamento animal contamos com o Gonçalo Graça Pereira e com a Sara Fragoso, ambos Mestres em Etologia Clínica e Bem-estar Animal e Fundadores do Centro para o Conhecimento Animal. Na área dos exóticos temos ao nosso lado o Rui Patrício, veterinário com quase 20 anos de experiência em atendimento clínico e cirurgia de animais exóticos e de zoo. Contamos ainda na área de equinos com Rui Mendes, que se dedica à clínica e cirurgia de equinos. Reconhecido nacional e internacionalmente como cirurgião de excelência, conta com uma experiência de 20 anos nesta área”, avança Carolina Rebelo. A atender as chamadas está uma equipa de enfermeiros veterinários devidamente treinada para responder às dúvidas num call center a funcionar 24 horas por dia e apoiados por uma equipa técnica de médicos veterinários, responsáveis por supervisionar constantemente o serviço.
As chamadas terão um custo de 0,60 cêntimos + IVA, independentemente da sua duração. “Para que os donos se sintam totalmente à vontade e sem restrições de tempo, criámos uma mecânica em que é a própria Linha Saúde Animal 24 que liga ao utilizador imediatamente após este entrar em contacto com o serviço”, acrescenta a médica veterinária. “Na prática, assim que o utilizador liga para a Saúde Animal 24 a chamada é atendida e uma mensagem de voz dá a indicação para que este desligue o telefone, explicando que o serviço lhe irá ligar de volta imediatamente e sem qualquer custo acrescido. Desta forma o dono poderá esclarecer todas as suas questões por um valor mínimo e sem qualquer restrição de tempo”, conclui.
Saiba tudo sobre esta nova startup em Saudeanimal24
Para ter acesso à pré-adesão basta preencher este formulário
No Comments